Instagram Facebook Google + RSS Pedidos

GOLDEN RETRIEVER EM APARTAMENTO - PARTE 1 DE 2

Home       GOLDEN RETRIEVER EM APARTAMENTO - PARTE 1 DE 2
Golden Retriever em apartamentoOlá, hoje vamos escrever um pouco sobre como é ter um Golden Retriever (no caso uma), convivendo em apartamento.

Muita gente pergunta se é possível manter um Golden em apartamento, e como a Suri, (nossa mascote) se comporta vivendo no apartamento. Como o conteúdo é bem extenso, achamos melhor dividir em 2 partes, para ficar mais fácil a compreensão.

Acho muito engraçado quando as pessoas perguntam:
Você mora em apartamento?

A grande maioria das pessoas não entendem que o que torna um cachorro feliz, não é o tamanho do espaço onde vive, mas sim, como ele vive. De nada adianta ter um quintal grande (grande que digo, acima de 300 metros) se o cachorro passa o dia todo sozinho nesse quintal. Cães, de todas as raças, não brincam sozinho. Eles precisam de companhia para brincar. Por isso, não devemos pensar em ter cães de acordo com o tamanho do nosso “quintal”. Devemos pensar em ter cães de acordo com o tempo que podemos dedicar a eles.

Qual cachorro é mais feliz?

Um cachorro que mora com seus donos em uma casa com quintal, mas que passa o dia todo sozinho e só vê seus donos a noite, quando voltam do trabalho e mesmo assim não sai para passear, pois os donos acreditam que o “quintal” da casa é suficientemente grande para seu lindo cachorro solitário.

Golden Retriever em apartamento
Ou então, um cachorro que mora com seus donos em um apartamento, mas que diariamente passeia com seus donos logo de manhã, durante pelo menos 40 minutos, passa quase todos os dias deitado ao lado dos seus donos, passeia no final da tarde durante 1 hora e pelo menos 2x por semana ganha a liberdade de ir no parque brincar com dezenas de outros cães por longas horas.

Golden Retriever em apartamento

Com esses dois exemplos, podemos perceber que o que faz um cachorro feliz é a presença dos seus donos e não quanto espaço tem para ele viver sozinho. É claro, que o ideal seria um golden retriever viver em uma fazenda ao lado dos seus donos, nadando na represa e fazendo o trabalho de retriever (trazendo a caça abatida), afinal, eles foram criados para isso!

É muito triste (não só no nosso país) pessoas comprando cães apenas pela sua “beleza”, sem entender nada sobre a raça, ou sem fazer ao menos uma pesquisa sobre a raça. Pessoas que veem uma bolinha dourada cheia de pelos sendo vendida em uma jaula de pet-shop ou no porta malas de um carro, por preços quase sempre baixos e compram esse filhote “fofo”, sem saber nada sobre a raça, sobre seus pais, sobre como foram criados…

Golden Retriever em apartamento

Em 90% dos casos, os donos dessa pequena bolinha dourada, serão donos que nos 5 primeiros meses gastarão de 5x a 10x o valor pago no filhote em cuidados veterinários, remédios e muitas vezes cirurgias. Serão donos que vao ver o filhote crescer, passar de 20kg e destruir a casa toda (por culpa dos próprios donos, por não saberem educar um cão), falarão mal sobre a raça, ou pior ainda, largarão o cachorro na rua, ou doarão, por que simplesmente não aguentam mais tanta bagunça.

Responder se é possível manter ou não um cão de grande porte em apartamento, é um pouco mais complexo do que apenas dizer, sim ou não.

Antes de fazer essa pergunta é preciso perguntar para si mesmo, se terá tempo, paciência, dedicação e também dinheiro, para manter um cão saudável e feliz, seja em um apartamento, em uma casa ou em uma fazenda. Um cachorro é antes de mais nada, um companheiro. Ele fará tudo por você, fará tudo para agradar você. Cães não sabem o que é bagunça, o que é bronca, o que é certo e o que é errado “na cabeça dos humanos”. Então cabe a nós, seres racionais e inteligentes, entendermos mais sobre nossos cães, sobre o comportamento e necessidades específicas de cada raça antes de comprar um cão de raça. Até porque temos milhares de cães abandonados esperando por um lar.

No meu ponto de vista, não existe nenhuma vantagem em comprar um cão de raça (entende-se comprar um cão de raça diretamente de um canil especializado na raça – e não de cachorreiros ou por preços mais baratos) se não conhecermos as necessidades e características da raça a fim de proporcionar a eles o que precisam. Se não houver isso, é muito mais legal e interessante adotar um filhotinho abandonado. O amor e amizade será igual ou maior nesse caso.

As diferenças entre as raças

Um Golden Retriever é um cão de trabalho, ou seja, foi criado para ajudar o homem em uma determinada necessidade, no nosso caso, recolher a caça. O Golden como todos os outros cães retriever são utilizados no campo com caçadores, na sua maioria, de aves como pato, marreco, faisão etc. Após a ave ser abatida e cair (seja na terra ou na água), os cães pegam a caça e trazem para o caçador fazendo com que muito tempo seja otimizado e o caçador consiga recolher muito mais aves do que se fizesse tudo sozinho. Hoje nos EUA, Canadá e Europa a caça é um Hobby muito praticado e os cães ainda utilizados para essa atividade.



Agora que conhecemos um pouco mais sobre o que é um Golden Retriever, percebemos que ele não é exatamente um cão de companhia, como um Lhasa, Shi-tzu, Pug, Maltês…. É um cão que GOSTA e PRECISA de atividade. É um cão rústico, que foi criado para viver no campo. É um cão muito dócil e apegado ao dono, um cão de comportamento super tranquilo, que jamais irá brigar ou ser agressivo com outros cães e pessoas (se for é um desvio de comportamento) e um cão que passará muitas horas deitado ao lado dos donos, após ter feito sua atividade diária.

Por isso, deixo algumas perguntas antes de continuarmos no próximo post:

Você terá tempo diariamente para dedicar ao seu novo amigo de 4 patas?
Você terá como passear, correr e caminhar com ele pelo menos 1 hora por dia?
Você terá como sustentar seu cão com veterinário, comida, banhos, atividades e brinquedos?
Você está disposta(o) a visitar 3 ou 4 canis para conhecer os pais do seu filhote e a estrutura do canil?
Se a resposta for sim, fico muito feliz e posso garantir que vai gostar do próximo post, bem como me coloco a disposição para ajudar e tirar outras dúvidas que você possa ter.

Golden Retriever em apartamento

Porém se você ainda está na dúvida, se acha que é vantagem comprar um filhote de golden por um “preço mais barato”, se não se importa em visitar um canil, conhecer a raça, e se apenas quer um “cão dourado da moda” para passear de domingo no parque e mostrar para os seus vizinhos, infelizmente você está prestes a estragar uma raça tão legal e companheira. Finalmente quando seu pequeno filhote crescer, você vai começar a observar no parque e nas ruas, que o comportamento, características físicas, pelagem e temperamento do seu cão, definitivamente não são de um Golden Retriever e que você poderia muito bem ter adotado um cãozinho abandonado ao invés de ter “pago barato” por um cão que não é um Golden.

Continue lendo a parte 2 dessa postagem aqui


Pesquisar

  Pesquisar


Curso de fotografia pet


Categorias



Artigos recentes

Fotografia de Scottish Terrier - Mia   27/12/2018

Fotografia de Scottish Terrier - Mia

 
Ensaio fotográfico de gatos da raça Bengal em São Paulo   25/10/2017

Ensaio fotográfico de gatos da raça Bengal em São Paulo

 


Tags

Adestramento . Adoção . Alho . Alimentação Natural . America . Amizade . Amor . Apartamento . Aussie . Australian Shepherd . Aves . Bernese . Book . Book Pet . Border . Border . Border Collie . Boxer . Bull . Bulldog . Bulldog Frances . Bulldogue . Cachorro . Candice . Carinho . Carrapatos . Cega . Champ . Clicker . Clientes . Clipping . Cocker Spainel . Collie . Comportamento Animal . Comportamento Canino . Concurso . Cookies . Cães . Cão . Dachshund . Delas . Despedida . Destaque . Dicas . Domingo Show . Educação . Encontro . Ensaio . Ensaio Pet . Ensaio Pet Retrato . Filhote . Foco . Folha de São Paulo . Foto . Foto Bulldog . Foto Cães . Foto Pet . Foto Poodle . Fotografia . Fotografia Bulldog . Fotografia de Cachorro . Fotos . Fotógrafo . Frances . Frenchie . Gato . Gatos . Golden . Golden Retriever . Goldencontro . Higland . Historia . Hotelzinho . Husky . Husky Siberiano . IG . Ibirapuera . Iphoto . Jupiter . Lembrança . Lhasa Apso . Lily . Maddison . Marianinha . Mars . Mascote . Matérias . Mic . Michelangelo . Morte . Mídia . Natural . Neem . Notícia . Ovelha . Papagaio . Parque . Parrot . Pastor . Pastor Australiano . Pedigree . Pet . Pet Book . Pet Foto . Pet Livreto . Pet Livro . Pet Retrato . Pethub . Petiscos . Petlivro . Photo Channel . Pit Bul . Poodle . Promoção . Psitacídeos . Pug . Pulgas . Puppies . Raças . Reconhecimento . Record . Reforço Positivo . Retriever . Rottweiler . SDR . Saphire . Schoep . Seth Casteel . Shi Tzu . TV . Terra Nova . Terrier . Treinamento . Ully . Underwater . Veja . Veja Sp . Vejinha . Vetnil . Viajar . Villa Lobos . Vira Lata . Voo Livre . Vídeo . West . Westies . Whippet . Yorkshire . Zoe . cama cachorro . cama pvc . fogos . scottish . Água . Álbum
Petretrato
© 2019
Endereço   Pet Retrato -São Paulo
(11) 2950-6343